Livro Tosco

Um tosco comum...

Ola pessoal! Como prometido vim dar uma resenha de um livro que li, faz dois dias para a escola 
( pois será cobrado em provas, trabalhos enfim....) 
O livro e bem bacana, existe vários personagem você fica bem ligado, interessado pelo que vai acontecer com o personagem, louco para virar a próxima pagina as vezes eu confesso dava raiva do personagem principal, mas tinha vontade de ajuda-lo também. Como eu amo livro, gosto de ler bastante, essa foi mas uma aventura no meu currículo. Vamos conferi?!



TOSCO

Campo Grande, MS
Autor: Mattje, Gilberto Dari.
Sobre o autor: Filosofo, Psicologo, Especialista em psicanálise, Mestre em psicologia social e da saúde, Psicologo clínico & Professor universitário.
Editora: Alvorada 2009
Paginas: 134
Capítulos: 22



RESENHA

Tosco! é um jovem comum, mas cheio de problemas sociais e familiares, ele vive mais muitas vezes, apenas sobrevive. Parece ser um bom rapaz mas agressivo, suas ações demonstram isso. As conseguençia de seu comportamento pouco educado nos mostram situações de sofrimento e vitimização. Mas, como acontecem na vida de todos, as oportunidades vem, e estas, por vezes são aproveitadas; outras desperdiçadas ao vento. 
Tosco! Reflete sobre a condução da própria vida, as vezes Tosco e brilhante outras, chato.
Em seu desafio de saber viver, ter aprendido a pensar no porque das coisas parece ter sido a grande descoberta  de Tosco.
Ele, foi sempre morou com a mãe e seu pai em uma casa velha e feia. Seu pai era muito agressivo, sua mãe nunca deu impotancia a seu filho. Tosco cresceu em uma família sem base sem carinho sem proteção sem atenção.
Ao longo do tempo descobriu que sua mãe havia tido três filhos ( 2 meninos e uma menina) de um
 " primeiro " casamento, o caos toma conta de Tosco; seu pai alcoolato batia em sua mãe ele nunca agia em sua defesa com um tempo ele saio de casa e nunca mas voltou.
Tosco! Ia para a escola porque ela era o seu palco sempre se metia em confusão, brigas mas ele se sentia mas forte por isso, sempre desrespeitava os professores estava sem ai para os estudos, não tinha concentração nas aulas, coordenação já nem tinha mas medo disso. Em casa não conversava com sua mãe, eles viviam em um inferno nunca se derem bem. Ele se perguntava o porque, mas já havia se acostumado com tudo aquilo.
Na adolescência conheceu Pitbull, um cara franzino com quem ninguém chegava a mexer andava sempre de boné. Chamou o Tosco pra brigar para ver se era macho mesmo acabaram sendo amigos ensinou-lhe a fumar e beber. Pronto! Foi o bastante para Tosco se viciar não vivia sem aquilo. Ao longo que o tempo ia passando Pitbull e Tosco é mas alguns outros amigos da pesada marcaram de ir a uma festinha no park esses com cantores e enfim no meio de uma grande bagunça de confronto entre " rivais " lá estavam eles, Tosco correu para longe mas Pitbull morreu na briga usaram sua arma contra ele mesmo. Tosco sempre lamentou a morte de seu amigo.
Em um certo dia, quando chegava da escola Tosco encontrou sua mãe em relações sexuais com um cara em casa, ela era mulher fácil. Ele nem dormiu naquela noite com a cena em sua mente.
Tosco! Passava na escola mal sabia como, talvez porque os professores não aguentavam mas, quando conheceu Leka era uma linda menina, aquelas feitas a pincel. Ela teve um paquera, dois, talvez. Tosco tinha apostado com os amigos que iria ficar com a Leka, porque como as outras eram facies ela talvez seria também. Ele chegou nela, mas ele ficou mas surpreso do que ela. Leka deu uma coça de palavras em Tosco: " - Cara, quando você vai deixar de ser mala? Você só pensa errado, só faz coisas erradas, não dá para ficar com você desse jeito! Essa de ser galinha denuncia que você não sabe nada de amor [...] para de ser tosco."
É por ai foi Leka, falou muito para Tosco melhorar sua vida, pensar mas em seus atos enfim. As palavras de Leka e a cena intima de sua mãe entraram em Tosco com tal penetração, nunca esquecera isso.
Tosco! Era um mal elemento na escola a tal ponto que derem sua própria " transferência ". Mudou de escola já não tinha amigos da pesada como antes, já não arrumava brigas por um tempo, mas continuava nervoso porque não tinha uma base sua " família" isso nem existia, sua mãe passava por ele como se fosse invisível. ficou sozinho na nova escola. 
Sua mãe ajudou na nova matrícula, pela primeira vez ela se importou com ele, no seu silencio Tosco ficou feliz! 
Na nova escola, entrou também um professor novo de Educação Física chamado Jefferson cara bacana que estar sempre disponível para ajudar ao próximo, ele tentou com seu jeito de manhã e conseguiu se aproximar de Tosco, via que ele precisaria de uma ajuda. Tosco já teve varias chances na vida mas desperdiçou todas elas, da próxima vez não haveria volta. O professor conversou com Tosco, disse que ele tinha um espirito de liderança é que gostaria que formasse um time de futebol para a escola. Tosco aceitou.
Participando de um time de futebol na nova escola, seu desempenho cresceu, ele foi melhorando aos poucos, mas em casa continuava do mesmo jeito. Tudo começou a ser muito diferente Tosco achava isso estranho mas la no fundo queria mudar.
Tosco! Continuava a ir a festas, se metia em brigas, era o mas forte ninguém podia com ele gostava dessa vida mas era infeliz; esta história toda aparece o Samuel meio que invisível mas ele aparece era um super amigo para Tosco, mas Samuel era bom rapaz morava com sua vó sempre foi um dos alunos exemplares na sala de aula, sempre correu atrás do seu futuro, namorava firme, nunca participava de brigas, trocou de escola e foi estudar junto de Tosco, conseguiu um emprego em um mercadinho apos algum tempo ja havia comprado sua moto 250 cilindradas, Tosco sentia orgulho e inveja ao mesmo tempo de Samuel. Era boas companhias um para o outro.
Nos dias seguinte o professor deu um " sabão " em Tosco dar um jeito na vida, ele ficou " bolado " mas foi procurar Samuel para ver se ele conseguia um emprego. Ate que um dia o dono do mercadinho contratou Tosco, com o seu primeiro salário deu um pouco para sua mãe, ela ficou feliz um abraço inesquecível entre os dois. Mas logo desistiu de ser vendedor seu sonho era um professor de educação física, ser como o professor Jefferson que lhe ajudou muito nos conselhos na vida em tudo. Mas do que seu pai faria.
O Ensino Médio tinha chegado ao fim, ufa Tosco conseguiu superar tudo, as más influencias foram grandes, brigas, confusões, amizades boas, professor Jefferson, Leka, Mãe, Samuel. Todos comemoram a formatura de Tosco ate sua mãe chorou de felicidade, foi uma conquista de passado o que Tosco passou e ter chegado até aqui.
Apos algum tempo se formou em professor de educação física, Tosco já era adulto foi morar com Laura uma garota que sempre amou, sua mulher lhe dava muitas forças para prosseguir.
No final de tudo estava bem realizado com tudo o que tinha acontecido de bom e de ruim, uma grande lição para todos nos.
AH! Ele descobriu que iria ser pai.



Bom pessoal!!! Espero que tenham gostado da resenha tentei resumi ao máximo, mas ficou bem grande. 
O livro e bem bacana vale a pena a leitura. Beijos, e até a próxima.

Share this:

CONVERSATION

8 comentários:

  1. vc e muito bom em resumir livro.
    muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. pois tem alguns errinhos ae de portugues kk
    mas bela resumida!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem eu li na escola se Livro o meu senhor e ser YouTuber de Free fire mais de teque estudo primeiro lugar blz Tmj beijos até a próxima

    ResponderExcluir
  4. gostei bastante me achudou mesmo !!!<3

    ResponderExcluir
  5. Adorei o resumo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada mesmo🥰🥰🥰 é você está de parabéns pelo seu resumo ficou muito bom mesmo parabéns😍😍😘😘😘😘💖💞

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o seu resumo,estar muito bem resumido.o seu resumo ajudou-me muito.obrigada.😄🤩

    ResponderExcluir